Medicina Geral e Familiar
A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade médica, constituindo o pilar fundamental dos Cuidados de Saúde.
A sua abordagem global, a indivíduos e famílias, em todas as idades e fases da vida, acompanhando-os desde o nascimento até à morte, permite uma gestão de cuidados de saúde ímpar e muito valiosa na articulação com as outras especialidades.
A sua abrangência é muito vasta, com grande enfoque nos cuidados
preventivos e de promoção da saúde, fundamentais para uma sociedade mais saudável.
A vertente diagnóstica e terapêutica são também partes essenciais desta especialidade, sendo capaz de gerir a maior parte dos problemas de saúde ao longo da vida e tendo a capacidade de conseguir articular com todas as outras especialidades, sempre que necessário.
Em todo este processo, a Medicina Geral e Familiar consegue manter uma posição privilegiada de proximidade e conhecimento integrado de cada indivíduo.
A continuidade de cuidados ao longo da vida distingue-a das restantes especialidades.
O compromisso estabelecido com a pessoa não termina com a cura da doença, com o fim do tratamento ou com a sua incurabilidade.
As suas áreas de atuação são muito abrangentes, nomeadamente:
- Saúde Infantil e Juvenil,
- Saúde da Mulher
- Saúde Mental
- Rastreios Oncológicos e outras Atividades Preventivas
- Prevenção, diagnóstico e tratamento de múltiplas Doenças Crónicas (ex: Diabetes, Dislipidémia, Hipertensão Arterial, Patologia Cardíaca, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Doenças Reumatológicas, entre muitas outras)
O Médico de Família é, sem dúvida, quem melhor conhece o seu doente.
Com tudo isto em mente e consciente da importância de cada pessoa/família ter o seu Médico de Família, a Clínica da Baía constituiu uma equipa robusta de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, dotados de excelentes capacidades humanas e técnicas.
Médicos: Drª. Ana Cristina Vítor, Drª. Ana Marta Magalhães, Drª. Ana Catarina Conduto, Dr. André Pedras, Drª. Filipa Silva, Drº Francisco Silva, Dr. João Capelinha; Drª. Maria Teresa Rato, Drª. Quitéria Carvalho, Drª. Zélia Godinho